segunda-feira, 8 de julho de 2013

Plano de estudos

Olá, tudo bom?



Muitas pessoas começam a estudar para concurso e no meio da caminhada acabam se enrolando, não conseguem ver todo conteúdo ou ficam desanimadas, estudam muito uma matéria e esquecem de outras, não tem bom aproveitamento.

Tudo isso por ser evitado com um bom plano de estudos. Antes de começar a sair por aí estudando tudo que vê pela frente, leia atentamente o conteúdo cobrado para o concurso no edital, pois é a partir daí que vamos elaborar nosso plano.

Faça uma tabela ou transcreva o nome das matérias para uma planilha, pense no tempo que você possui para estudar, no mínimo 2 horas, o ideal é o tempo que necessitar, mas dispondo de duas horas diárias você já terá bons resultados.

Divida as matérias para os dias da semana, você precisa estudar ao menos duas matérias por dia.

Deixe o domingo ou um outro dia que escolher para resolver exercícios e treinar redação.

Faça intervalos entre uma matéria e outra de 5 minutos, nesse tempo você deve sair do local onde está estudando, dar uma volta pela casa, tomar água e ir ao banheiro. Mas evite entrar nas redes sociais ou qualquer outro site do tipo, pois você pode ficar mais tempo do que deveria.

Faça uma planilha com os dias da semana e as matérias a serem estudadas naquele dia, coloque matérias que tem mais dificuldade com uma que tem mais domínio, comece estudando pela que lhe exige maior dedicação.

Ao passar de uma semana, reveja seu plano de estudos e caso necessite faça mudanças que julgue necessário.

Somente você saberá o que é melhor para seus estudos (horário, tempo, local, etc), não existe mágica, quanto mais você se conhece melhor será o seu plano de estudos, os exercícios iram te ajudar a melhorar esse plano e identificar quais matérias precisam de mais atenção.


Bons estudos!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tipologia Textual

Conceito: Tipologia é a característica do texto, sua composição, como ele vai ser apresentado no seu processo de criação, por uma narração, descrição, argumentação, etc.

* NARRAÇÃO = modalidade em que se conta um fato, imaginário ou real, que ocorreu em um determinado tempo e lugar, que envolve certos personagens. O tempo verbal predominante é o passado, existe uma relação de anterioridade e posteridade. Esse tipo de texto é bem conhecido de todos desde de crianças, quando nossos pais ou familiares nos contavam várias histórias para dormir, depois que crescemos vemos também as piadas, etc.

* DESCRIÇÃO = a descrição é uma forma de retratar uma pessoa, um lugar, uma paisagem, objeto, etc. Os adjetivos são muito usados nesse tipo de texto. Podemos também descrever coisas abstratas, como sentimentos ou sensações. Não existe uma relação de anterioridade e posteridade.

* DISSERTAÇÃO:
  • Dissertação Expositiva = apresenta informações sobre um assunto, expõe ideias, explica, analisa e reflete, este tipo de texto apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. Ex: aula, relato de um acontecimento.
  • Dissertação Argumentativa = é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele, o texto tem o objetivo de persuadir o leitor a respeito de um assunto, temos então um texto dissertativo argumentativo.
* INSTRUCIONAL = seu objetivo é mostrar como realizar uma ação, possui linguagem simples e objetiva. Ex: manuais, ordens, regras de comportamentos, etc.



Bons estudos!