segunda-feira, 8 de julho de 2013

Plano de estudos

Olá, tudo bom?



Muitas pessoas começam a estudar para concurso e no meio da caminhada acabam se enrolando, não conseguem ver todo conteúdo ou ficam desanimadas, estudam muito uma matéria e esquecem de outras, não tem bom aproveitamento.

Tudo isso por ser evitado com um bom plano de estudos. Antes de começar a sair por aí estudando tudo que vê pela frente, leia atentamente o conteúdo cobrado para o concurso no edital, pois é a partir daí que vamos elaborar nosso plano.

Faça uma tabela ou transcreva o nome das matérias para uma planilha, pense no tempo que você possui para estudar, no mínimo 2 horas, o ideal é o tempo que necessitar, mas dispondo de duas horas diárias você já terá bons resultados.

Divida as matérias para os dias da semana, você precisa estudar ao menos duas matérias por dia.

Deixe o domingo ou um outro dia que escolher para resolver exercícios e treinar redação.

Faça intervalos entre uma matéria e outra de 5 minutos, nesse tempo você deve sair do local onde está estudando, dar uma volta pela casa, tomar água e ir ao banheiro. Mas evite entrar nas redes sociais ou qualquer outro site do tipo, pois você pode ficar mais tempo do que deveria.

Faça uma planilha com os dias da semana e as matérias a serem estudadas naquele dia, coloque matérias que tem mais dificuldade com uma que tem mais domínio, comece estudando pela que lhe exige maior dedicação.

Ao passar de uma semana, reveja seu plano de estudos e caso necessite faça mudanças que julgue necessário.

Somente você saberá o que é melhor para seus estudos (horário, tempo, local, etc), não existe mágica, quanto mais você se conhece melhor será o seu plano de estudos, os exercícios iram te ajudar a melhorar esse plano e identificar quais matérias precisam de mais atenção.


Bons estudos!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tipologia Textual

Conceito: Tipologia é a característica do texto, sua composição, como ele vai ser apresentado no seu processo de criação, por uma narração, descrição, argumentação, etc.

* NARRAÇÃO = modalidade em que se conta um fato, imaginário ou real, que ocorreu em um determinado tempo e lugar, que envolve certos personagens. O tempo verbal predominante é o passado, existe uma relação de anterioridade e posteridade. Esse tipo de texto é bem conhecido de todos desde de crianças, quando nossos pais ou familiares nos contavam várias histórias para dormir, depois que crescemos vemos também as piadas, etc.

* DESCRIÇÃO = a descrição é uma forma de retratar uma pessoa, um lugar, uma paisagem, objeto, etc. Os adjetivos são muito usados nesse tipo de texto. Podemos também descrever coisas abstratas, como sentimentos ou sensações. Não existe uma relação de anterioridade e posteridade.

* DISSERTAÇÃO:
  • Dissertação Expositiva = apresenta informações sobre um assunto, expõe ideias, explica, analisa e reflete, este tipo de texto apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. Ex: aula, relato de um acontecimento.
  • Dissertação Argumentativa = é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele, o texto tem o objetivo de persuadir o leitor a respeito de um assunto, temos então um texto dissertativo argumentativo.
* INSTRUCIONAL = seu objetivo é mostrar como realizar uma ação, possui linguagem simples e objetiva. Ex: manuais, ordens, regras de comportamentos, etc.



Bons estudos!


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Argumentação.

Argumentar vai muito além de expor a sua opinião e pode ser confundido com discutir, no entanto, argumentar não é nada disso.

Apresentar um argumento é na verdade oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão. Eles são uma tentativa de apoiar certos pontos de vista com razões.

Os argumentos são essenciais, pois são uma forma de tentar descobrir qual o melhor ponto de vista, precisamos argumentar para apoiar diferentes conclusões e avaliar se os argumentos utilizados são realmente bons.

Por tanto, um argumento é uma forma de investigação, são também uma maneira  pela qual explicamos e defendemos uma conclusão. Um bom argumento oferece na verdade fatos para que o leitor forme sua própria opinião a respeito do assunto apresentado.

Muitos alunos quando pedidos a discorrer um texto argumentativo, acabam por escrever declarações dos seus próprios pontos de vista, mas nada que faça com que o leitor possa concluir que seus pontos de vista estão corretos.

Bons estudos!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Tipos de Software.

Software Básico: são programas utilizados para o funcionamento do sistema. É capaz de gerar um ambiente de interação entre máquina e usuário. Ex.: sistema operacional, linguagens de programação, compiladores, etc.
  • Sistema Operacional: É o software mais importante do computador. Ele é instalado em uma área especial dentro do disco rígido e é carregado (para a memória RAM) toda vez que o computador é ligado. É ele que controla todos os recursos do computador. Ex.: Unix, Linux, MAS OS, Debian, Windows, etc. 


Software Aplicativos: são programas utilizados pelos usuários para auxiliar nas tarefas realizadas no dia a dia. Ex.: editores de texto, navegadores, planilhas eletrônicas, programas gráficos, etc.

Softwares Utilitários: são programas que permitem ao usuário realizarem tarefas adicionais àquelas oferecidas pelo o sistema operacional. Ex.: Winzip, antivírus, desfragmentação de unidades de discos, vírus, etc.





Bons estudos!

Componentes do Computador.

Gabinete (Sistema Central)

É uma caixa de metal podendo ser vertical ou horizontal responsável por armazenar a CPU, o disco rígido, o driver de CD/DVD, saídas para a impressora, caixas de som, etc. Um dos principais elementos que o gabinete armazena é a fonte de alimentação  com o objetivo de alimentar os componentes do computador. Por isso, ela deve ser conectada à placa-mãe, ao cooler, aos drives e ao HD. O gabinete do computador pode ser:
  • Desktop: vertical ou horizontal (geralmente se coloca o monitor em cima dele);
  • Torre: é o gabinete que fica na posição vertical, que pode ser Mini TowerMid Tower ou Full Tower.

Processador

Também chamado de CPU (unidade central de processamento), está acoplado à placa-mãe. Ele é um pequeno chip que faz todo o controle das operações que serão realizadas pelo computador. Quanto melhor o processador, maior agilidade as tarefas serão realizadas.
O processador é composto pelo cooler, um sistema capaz de controlar a sua temperatura padrão. Exemplo de processadores: Intel Core 2 Duo, Intel Core i7, AMD, entre outros.


Memórias

Memória RAM - É uma memória volátil e rápida para acesso pelo processador, porém muito mais cara. A CPU a utiliza para armazenar temporariamente os dados dos programas que estão rodando no computador. Esta memória somente fica ativa enquanto o computador estiver ligado e os conteúdos devem ser salvos, pois quando ele for desligado, tudo o que estiver armazenado nesta memória perde-se. A memória RAM pode ser dividida em:

  • memória estática - rápidas, caras e armazenam poucos dados, cerca de 1048 kilobytes (1 megabyte), geralmente são utilizadas como cache;
  • memória dinâmica - possuem um preço acessível e armazenam grande quantidade de dados, mas são mais lentas se comparadas as estáticas, com capacidade de 4 megabytes a 32 megabytes. 


Memória ROM - responsável pelo armazenamento permanente dos dados, Esses dados não podem ser apagados ou alterados, apenas se forem utilizados procedimentos específicos. Quando a energia acaba ou o computador é desligado os dados não se perdem, sendo uma memória não volátil. Existem vários tipos de memória ROM, como: memória flash, cd-rom, pen drive e outros relacionados, etc.


Memória Externas - Existem uma infinidade de tipos e capacidades de armazenamento. Alguns exemplos: Pen-drives, CDs, DVDs, HDs, disquetes, fitas, SDs etc. São dispositivos que geralmente utilizam portas USB ou encaixes para conexão ao computador, não fazem parte do computador, mas podem ser facilmente instalados e removidos. A taxa de transferência dos dados também varia de modelo, mas geralmente são bastante rápidos.


Memória Cache - é um tipo de memória de acesso randômico mais rápida, que armazena os dados mais utilizados pelo processador. Para processar dados, ele verifica primeiramente na memória cache se esses dados estão armazenados lá, se os encontra (proveniente de leituras anteriores desses mesmos dados) não necessita obtê-los de outra memória mais lenta (memória RAM).

Sem a memória cache o desempenho da máquina ficaria mais lento e limitado à memória RAM. 

Disco Rígido (HD – Hard Disk)

É um tipo de disco de grande capacidade para armazenamento de dados permanentes ou até que sejam removidos do computador. Ela é mais lenta para acesso, porém muito mais barata. Nela se armazenam todos os dados e programas que devem permanecer no computador, mesmo estando ele desligado. 

Placa Mãe (Motherboard)

Placa central que se destina a conexão com todas as outras placas e componentes do computador. Ela é chamada de 'espinha dorsal'. Possui diferentes conectores e é nela que o processador é instalado. Já o HD é conectado por meio das portas IDE ou SATA e a placa de vídeo em slots. 
As placas-mães possuem um software de controle localizado no chip da memória ROM que armazena todas as informações do hardware relativas à data e hora do computador. Esse software é chamado de BIOS (Basic Input Output System – Sistema Básico de Entrada e Saída), uma bateria de níquel e cádmio (ou lítio) que conserva as configurações, mesmo se o sistema for desligado.

Placa de Vídeo

É um dispositivo responsável pelo aparecimento das imagens em seu monitor de vídeo. As placas mais conhecidas são as da marca AMD e NVIDIA. Existem placas de vídeo no mercado que já vem embutidas em placas-mães, são conhecidas como onboard.

Dispositivos de Entrada e Saída

Drive de disquete: dispositivos de entrada e saída de de dados. Atualmente, os drivers de disquete são caros e estão em desuso.  Ele tem capacidade de até 1,44 MB de armazenamento.

Drive de CD/DVD-ROM: dispositivos de entrada e saída de dados capaz de ler e gravar CDs e DVDs-ROM. Podem ser do tipo CD-ROM (apenas leitura); CD-RW(funciona como leitor e gravador).

Monitor de Vídeo: dispositivo de saída que envia ao usuário as informações impressas na tela. 

Teclado/Mouse: são dispositivos típicos de entrada, permitem que você insira dados/informações no computador. O primeiro, auxilia na digitação e sua combinação de teclas podem facilitar em jogos e outros aplicativos. Já o segundo, é representado por um cursor na tela do computador para você 'clicar' em lugares específicos.

Bons estudos!

Conceitos de Hardware e Software.

Um sistema computacional é formado por basicamente duas estruturas. Uma é denominada lógica (software) e a outra física (hardware), ambas as estruturas funcionam em conjunto.

HARDWARE - é o conjunto de elementos físicos que compõe o sistema operacional. Como por exemplo: memória, periféricos, cabos, placas e chips que fazem parte do computador, impressora, etc.

SOFTWARE - são programas que se utilizam do hardware para executar as diferentes tarefas necessárias ao processamento de dados. Exemplos: pastas, ficheiros, programas, etc.




Hierarquia das ideias: ideia central e ideias periféricas.

Um texto é o resultado de de práticas diversas, mas sabemos que um amontoado de frases não corresponde a um texto, é preciso que esse texto convença o leitor de algo, que transmita uma ideia ou assunto lógico.

Todo texto possui uma ideia central, é ela que vai nortear todo o desenvolvimento do texto. Mas a utilização de ideias periféricas ou auxiliares é muito importante para a afirmação e convencimento do leitor a respeito da ideia central.

A ideia central é aquela que está querende te falar algo, você precisa ler todo texto e fazer a seguinte pergunta: "O que esse texto está querendo dizer?". Respondido está pergunta você terá então a ideia central.

A ideias periféricas sustentam a ideia central, reforçando o que o autor quer lhe dizer através de argumentações.

Bons estudos!

CAIXA prorroga validade do concurso.

A validade do concurso da CAIXA foi prorrogado até o dia 14 de junho de 2014, ou seja, todos os que ficaram classificados no último concurso ainda tem chance de serem chamados até essa data (válido para o cargo de Técnico Bancário Novo).

O concurso teve cerca de 1 milhão de inscritos no país todo em 2012. O resultado final do concurso foi em 15 de junho de 2012, portanto começou a valer desta data por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.


Conjuntos Numéricos: Operações.

As principais formas de representação de um conjunto numérico são:


  • Por extenso: A={0,1,2,3}
  • Por descrição: P={x/x é par}
  • Por diagrama de Venn Euler


Um conjunto pode ser infinito ou finito com vários elementos, pode ser unitário quando possui apenas um elemento, conjunto universo é o que engloba todas as soluções possíveis, ou mesmo vazio, não contendo nenhum elementos.

O conjunto vazio é representado das seguintes formas:

{ } ou Ø

Relações de Pertinência e Inclusão:

Quando um elemento está dentro de um conjunto, dizemos que ele pertence a esse conjunto. Quando um elemento não está dentro de um determinado conjunto, dizemos que ele não pertence a esse conjunto.

Ex:


Quando todos os elementos de um conjunto estão dentro de outro conjunto dizemos que esse conjunto está contido no outro (ex: A está contido em B). Quando um conjunto contém elementos que não estão no outro conjunto dizemos que ele não está contido.

Ex:


Agora vamos as operações:

UNIÃO é o conjunto formado pela reunião dos elementos de A e B

Ex: Dado os conjuntos A={0,1,2,3} e B={4,5,6}, faça a união desses conjuntos.

AUB={0,1,2,3,4,5,6}

DIFERENÇA é o conjunto formado pelos elementos que pertencem ao conjunto A mas não pertencem a B.

Ex: Qual a diferença de A={1,2,3,4,5} em relação a B={1,2,3}

A-B={4,5}

INTERSECÇÃO é o conjunto formado pelos elementos comuns de A e B, ou seja, os elementos que aparecem em A e em B.

Ex: Faça a intersecção entre o conjunto A={2,3,4,5,6,7} e B={1,2,3,4,5}


PRODUTO CARTESIANO é o conjunto formado por todos os pares possíveis formados pelos elementos de A e de B. Esses pares são chamados de ordenados, pois cada um é formado por um elemento de A e um elemento de B, nessa ordem.

Ex: Dado os conjuntos A={1,2,3} e B={2,3,4} 

AxB= {(1,2),(1,3),(1,4),(2,2),(2,3),(2,4),(3,2),(3,3),(3,4)}

Bons estudos!

Coerência Textual

A coerência é resultado de um texto que segue os segmentos textuais de forma lógica e harmônica. Quando um segmento textual está em contradição com outro, temos então a quebra da coerência.

O texto também pode ser incoerente se através das articulações das palavras o autor não consegue expressar sua ideia ou intenção por meio dos recursos linguísticos.

A coerência é percebida então pela lógica entre as ideias, onde uma deve complementar a outra e não existe contradição entre as partes do texto.

Para se escrever um texto com coerência, o autor deve ter domínio sobre o assunto que deseja expor e também sobre os vários recursos linguísticos.

Observe as frases a seguir:

João comeu um pedaço de bolo porque não estava com fome.

Na escola as crianças estão felizes, pois a mercado abriu.

Perceba que não existe coerência nas frases acima, elas não apresentam informações claras ou lógicas.

Exercícios:

Reescreva as frases abaixo de forma coerente.

"Fazendo sucesso com a sua nova loja, a proprietária Fernanda Souza, localizada na Rua Frei Barbosa nº 144."

"Viajou para Belo Horizonte Rafaela Ribeiro, onde ficará até o final das férias."

Bons estudos!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Conjuntos Numéricos

Os conjuntos numéricos estão divididos em:

* Conjunto dos Números Naturais (N)
Formado por todos os números inteiros e positivos, incluindo o zero (neutro).

Ex: N={0,1,2,3,4,5...}

* Conjunto dos Números Inteiros (Z)
Também conhecidos como números zinteiros (para facilitar a memorização), são todos os números inteiros positivos e negativos.

Ex: Z={-3,-2,-1,0,1,2,3...}

* Conjunto dos Números Racionais (Q)
Formado por números que podem ser representados por frações.

Ex: Q={½,¼...}

* Conjunto dos Números Irracionais (I)
São os números decimais, porém não formam uma dízima periódica.

Ex: I={3,141592 (Pi)}

* Conjunto dos Números Reais (R)
É a união de todos os números descritos acima, os racionais e os irracionais

Ex:


Até a próxima aula...

Bons Estudos!

Interpretação de texto

Esse é com certeza um tema muito pedido em provas de concurso e interpretar é uma das grandes dificuldades dos estudantes. Muitos são os que se queixam de não ter acertado determinada questão por não entender o que ela estava pedindo.

Por isso, devemos aprimorar todos os dias nossa capacidade de compreensão e interpretação de textos. Para isso, devemos praticar, não existe outra forma, você deve todos os dias resolver exercícios, aprimorar a leitura, etc.

Mas para facilitar sua familiarização com a interpretação de textos, vai algumas dicas bem legais que você pode seguir:


  • Faça uma primeira leitura tendo uma visão geral do assunto;
  • Leia o texto ao menos umas duas vezes (o recomendado é ler até que você possa ter compreendido o que o texto quer dizer);
  • Jamais permita que sua opinião interfira no texto, mesmo que não concorde com a opinião do autor, seja imparcial;
  • Uma dica bem legal é ler todas as questões antes de ler o texto, parece estranho? Mas isso o ajuda no sentido que quando ler o texto já vai ter uma noção do que estava pedindo as perguntas.
  • Não tem segredo e nem mágica, leia e leia com atenção.
Lembre-se, você deve praticar, se tem dificuldades com interpretação comece a resolver exercícios a respeito, leia todos os dias, conforme for tendo mais facilidade, comece a ler textos mais elaborados e científicos.

Bons estudos!

Apresentação!

Olá, tudo bom?

Este blog foi criado com o intuito de compartilhar conteúdos, aulas, conhecimento, notícias e tudo o que rola no mundo dos concursos.

Fique a vontade para expressar sua opinião e nos ajudar na construção do blog. Seu comentário é muito importante para nós.

Bons estudos a todos!